Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília foi implantando no segundo semestre de 2003, com iniciou do curso de Mestrado Acadêmico. Em 2006 passou pela primeira avalição da CAPES tendo a sua nota aumentada de 3 para 4. Com isso, em 2008 foi implantado o curso de Doutorado. Na segunda (2010) e terceira (2013) avaliaçoes da CAPES o PPMEC manteve a nota 4. Na avaliação de 2017 o programa obteve nota 3, motivo pelo qual adotou diversas medidas para melhorar a produção intelectual, e o impacto na sociedade das tecnologias desenvolvidas pelo PPMEC. Na última avaliação da Capes (2021) o programa obteve nota 4. Atualmente, o programa está implementando uma série de medidas no sentido não somente de consolidar a nota 4, mas também vislumbrar uma evolução de seus indicadores.

Atualmente o Programa conta com cinco linhas de pesquisa: i) Automação, Controle e Instrumentação, ii) Sistemas Robóticos, iii) Sistemas Embarcados e Sistemas Inteligentes, iv) Materiais Inteligentes e Funcionais, v) Engenharia de Produtos Mecatrônicos. O programa tem se caracterizado por manter uma forte cooperação com industria local, nacional e internacional, através da execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Desde a sua concepção, o Programa tem fortalecido o processo de internacionalização, o que se pode quantificar pelo constante fluxo de estudantes latino-americanos formados no programa, pelos convênios realizados com universidades estrangeiras e pela frequente colaboração dos docentes, pesquisadores e discentes do Programa em projetos executados com universidades da Colômbia, Perú, Argentina, Estados Unidos de América, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Suécia, Italia, entre outros.

Objetivos

O programa visa (i) aprofundar os conhecimentos adquiridos por graduados e pós-graduados em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação ou áreas afins, nos níveis de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, para atuação em pesquisa científica, no desenvolvimento de tecnologia e na docência, (ii) produzir novos conhecimentos em áreas relacionadas a Sistemas Mecatrônicos e (iii) divulgá-los através dos meios apropriados.

No curso de Mestrado Acadêmico, o Programa tem como objetivo a introdução do profissional na metodologia científica, visando a análise de problemas correlatos a Sistemas Mecatrônicos e à pesquisa de soluções para os mesmos, habilitando-o a compreender e a aplicar com eficiência os conceitos e as tecnologias mais recentes na área e em suas áreas correlatas. No curso de Doutorado, o Programa tem como objetivo a formação de profissionais capazes de interferir sobre o estado da arte em Sistemas Mecatrônicos, tornando-o um produtor de novos conhecimentos.