O PPMEC dispõe de uma excelente infra-estrutura de ensino e pesquisa, que inclui salas de aulas bem equipadas e diferentes laboratórios abragendo todas as suas cinco linhas de pesquisa.

LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA

Os laboratórios são fisicamente localizados no Departamento de Engenharia Mecânica, no Departamento de Ciência da Computação e na Faculdade do Gama. Esses laboratórios têm sido modernizados sistematicamente com recursos captados junto a agências de fomento e empresas públicas e privadas.

Laboratórios no ENM (Departamento de Engenharia Mecânica)

  • Laboratório de Robótica e Visão Computacional - Labrovis: Pesquisa na área de robótica industrial, com robôs dos tipos manipulador e móvel, em seus aspectos construtivos, de modelamento dinâmico, cinemático e sensoreamento. A Visão Computacional é pesquisada como visão robótica, objetivando o uso de sistemas de visão para navegação, metrologia, monitoramento e controle de robôs.
  • Laboratório de Desenvolvimento de Produto: Prototipagem Rápida e Engenharia Reversa - LaDPRER: apoio às disciplinas específicas na área de Processo de Desenvolvimento de Produto, tanto na graduação como na Pós-Graduação, dos cursos ofertados pela Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e pós-graduação em Sistemas Mecatrônicos da UnB;
  • Laboratório de Caracterização Termomecânica e Microestrutural de Materiais Inteligentes - LabMatI: pesquisa em caracterização termo mecânica e microestruturais em materiais. Dispõe de infraestutura para identificação de estrutruas cristalinas, caracterização não destrutiva de propriedades elásticas e amortecimento, e caracterização dinâmica de materiais e componentes;
  • Laboratório de Sistemas Embarcados (LEIA): Projeto, simulação e implementação de sistemas embarcados de aplicaçõe específicas. Com a utilização de microcontroladores, eletrônica analógica e digital, além de FPGAs. O foco do laboratório é o desenvolvimento de sistemas embarcados para aplicações de robótica, visão computacional, instrumentação, processamento de sinais e controle de processos de fabricação.
  • Laboratório de Soldagem;
  • Laboratório de Visão e Sistemas Inteligentes;
  • Laboratório de Cad/Capp/Cam;
  • Laboratório de Robótica;
  • Laboratório de Materiais e Metalurgia;
  • Laboratório de Metrologia Dimensional;
  • Laboratório de Processos de Fabricação;
  • Laboratório de Eletrônica para Automação;

Laboratórios no CIC (Departamento de Ciência da Computação)

  • Laboratório de Modelo Computacional para Transporte Aéreo - TransLab: pesquisa e desenvolvimento de modelos computacionais aplicados ao transporte aéreo;
  • Laboratório de SIstemas Integrados e Concorrentes - LAICO: pesquisa em computação reconfigurável, sistemas embarcados, robótica, desenvolvimento de jogos, hardware e microeletrônica;
  • Laboratório de Imagens, Sinais e Áudio - LISA: pesquisa nas áreas de processamento digital de sinais (áudio, imagem, vídeo ou sinais biomédicos), visão computacional e áreas afins;

Laboratórios na FGA (Faculdade do Gama)

  • Núcleo de Integridade e Testes: Mecânica Automotiva, Vibrações e Análise Modal, Eletro/Eletrônica, Motores, Caracterização de Materiais e Lab. de Mock-up Virtual;
  • Laboratório de Microeletrônica - LabMicro: laboratório com sete estações de trabalho e licenças de software do programa universitário da Cadence para desenvolvimento de circuitos integrados analógicos e digitais. O laboratório conta com diversos kits de desenvolvimento FPGA Xilinx, Intel e Microsemi para prototipagem rápida de circuitos integrados digitais. Adicionalmente o LabMicro conta com diversos kits de desenvolvimento de sistemas embarcados tais como Rapsberry Pi, ESP32, MSP, entre outros, além de bancadas de ensaios equipadas com osciloscópios, fontes e geradores de função.

 

BIBLIOTECAS

 

A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE) conta com uma infra-estrutura de alto padrão com uma forte tendência à informatização. A BCE dispõe de um acervo que inclui 650.000 volumes, 7.600 títulos de periódicos, coleção de discos, fitas magnéticas, mapas, microfichas, microfilmes e diapositivos. Cópias de artigos não existentes na biblioteca podem ser obtidos através do setor de comutação.

A Biblioteca Central da UnB – BCE possui atualmente mais de 11.000 livros nas áreas de Tecnologia e Engenharia, sendo que deste total mais de 3.000 livros são da área de Engenharia Mecânica. No que se refere a periódicos internacionais, a Biblioteca mantém assinaturas atualizadas de 785 títulos nas áreas de Engenharia. A Biblioteca Central também oferece como recursos uma sala para consultas via Internet de acervos de outras bibliotecas no país e no exterior, e acesso à base de dados da Web of Science (serviço de pesquisa on-line no portal Periódicos da Capes).

Na área tecnológica também dispõe do sistema ISTEC, que é uma base de dados disponível em toda a América Latina, para instituições credenciadas, que tem se mostrado um processo de aquisição de artigos rápido, eficiente, abrangente e sem custo para os usuários. Os números disponíveis hoje evidenciam o uso intenso do portal Periódicos da Capes (2001). Eles indicam que os professores, pesquisadores e alunos de 86 instituições, de todos os estados do País realizaram mais de 1,5 milhões de consultas ao portal. No primeiro semestre foram 980 mil downloads de textos completos de artigos de periódicos. Foi implementado recentemente o projeto de Rede de Computadores do acervo da biblioteca na Internet. Algumas áreas dessa biblioteca virtual já se encontram disponíveis.O horário de funcionamento da Biblioteca Central, de segunda a sexta-feira, é de 7h:00 às 23h:45 em dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados a BCE funciona de 8h:00m às 17h:45m.

 

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Centro de processamento de Dados da UnB - CPD, tem à sua disposição dois sistemas da UNYSIS: o A9P e o A7. O primeiro serve aos sistemas acadêmicos, à Biblioteca Central e ao próprio CPD. O segundo serve aos sistemas administrativos.Há também no CPD-UnB um sistema distribuído com conexão em fibra ótica do tipo ATM de 155 a 655 Mbps, denominado REDUnB. O CPD gerencia esta rede por meio de roteador Internet, e conecta-se à "infoway" de 2Mbps da RNP (Rede Nacional de Pesquisas), e mais 6 Mbps adicionais conectados diretamente ao backbone da EMBRATEL, perfazendo um total de 8Mbps de acesso à INTERNET.

 

A Faculdade de Tecnologia dispõe de um Laboratório Central de Computação Científica - LCCC, com cerca de 150 m2, 5 salas de aula com ambiente de temperatura controlada, cada sala com 15 computadores, uma das quais dedicada a computação gráfica. O LCCC possui também sala de plotagem com 2 plotters VIVAGRAFIX, um de impressão e outro de traçado, e 1 scanner profissional. O LCCC conta também com sala exclusiva de alunos de graduação com 32 computadores e uma central de redes.

 

Cada um dos laboratórios listados acima tem procurado investir em recursos computacionais. Estações de trabalho RISC estão disponíveis no Laboratório de Cad/Capp/Cam, enquanto máquinas com processadores Pentium III (com sistema operacional Windows NT ou Linux) estão distribuídos em todos os laboratórios. Poder-se afirmar que todos os alunos de Pós-graduação têm acesso, hoje, a recursos computacionais suficientes ao desenvolvimento de suas pesquisas. O fato mais importante a se registrar aqui é a implementação da rede interna da UnB em todos os laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica, de modo que todos os alunos de Pós-graduação a de Iniciação Científica têm acesso à Internet.

 

SALAS DE AULA E AUDITÓRIOS

O Departamento de Engenharia Mecânica conta com 12 salas de aula com capacidade de 40 alunos, e facilidades para a utilização de projetor slides, retroprojetores, Datashow/Laptop e videocassetes.O auditório do ENM/UnB possui sistema de ar condicionado instalado, tem capacidade de 125 lugares e dispõe de todas as facilidades audiovisuais, desde TV-Vídeo até instrumentos mais modernos como um Datashow/Laptop. O auditório do ENM tem sido usado regularmente nas seguintes atividades: apresentação de seminários por professores do departamento e professores visitantes, realização de mini-cursos, cursos de extensão universitária, defesas de dissertações de Mestrado. Durante todo o ano corrente, o curso de Pós-graduação lato-sensu em Higiene e Segurança do Trabalho, com cerca de 50 alunos ligados a empresas e fundações externas a UnB, é realizado no auditório.

 

SALAS DE PROFESSORES E ALUNOS

O Programa de Pós-graduação em Sistemas Mecatrônicos estará sediado no Departamento de Engenharia Mecânica da UnB. Os professores do programa contam com salas individuais com cerca de 17 m2 , ou mais, localizadas no prédio da Faculdade de Tecnologia, Bloco do Departamento de Engenharia Mecânica, nos prédios do SG-9 e no Bloco F, onde ficam também as salas de alunos e outras salas de aulas do Programa de Pós-graduação em Sistemas Mecatrônicos. As salas são adequadamente mobiliadas com mesas, estantes, cadeiras, microcomputadores, impressoras, pontos de ligação à rede de fibra ótica da UnB e ramais telefônicos.

 

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Secretaria de Pós-graduação em Ciências Mecânicas funciona junto à secretaria do ENM em uma área de 108 m2, distribuída com facilidades administrativas e serviços de reprografia e encadernação, uma sala de reuniões, uma sala de coordenação de Pós-graduação e uma área comum destinada a banheiros e corredores.